Jaleco descartável: benefícios e cuidados
Usado em diversos segmentos da área da saúde, o jaleco descartável é de suma importância, já que se trata de uma ferramenta que protege quem o utiliza de contaminações por bactérias ou insumos.
Geralmente, esse tipo de jaleco, também conhecido como avental de TNT é exigido em empresas de análises e pesquisas, além de salas cirúrgicas, por conta de ser de fácil manipulação e confortável, perfeito para esses tipos de ambientes.
São muitos os benefícios encontrados no jaleco descartável, entres os principais deles podemos destacar a possibilidade de assegurar a proteção da saúde do profissional, que por sua vez, funciona como uma excelente capa protetora em caso de epidemias e surtos.
Além da equipe médica e também dos pacientes, todos os equipamentos dentro de um setor ficam protegidos das influências externas a ele, graças ao uso de jaleco descartável pelo operador. Por se tratar de uma peça descartável, o usuário ajuda a evitar a contaminação por doenças e transmissão de bactérias.
Cuidados que devem ser tomados com o jaleco descartável
Existem algumas recomendações que devem ser tomadas ao utilizar o avental jaleco, a primeira delas é dar preferência aos modelos de manga longa, com punho ajustável, de modo a garantir uma proteção mais completa.
Assim que for deixar o ambiente de trabalho é importante fazer o descarte do material em lugar adequado. Vale ainda ressaltar a importância de restringir o uso do jaleco descartável a uma única sala ou setor onde seja exigido, pois transitar com ele durante seu uso pode transportar bactérias contaminando assim uma grande área e ainda correr o risco de comprometer amostras.
Nas áreas que utilizam o avental de TNT é necessário que haja um local, dentro do laboratório, próximo a porta de acesso do laboratório, para alocar jalecos e outros equipamentos de proteção individual (EPI). Também não é permitido utilizar calçados que deixem os dedos expostos.
Outros equipamentos de proteção individual essências na área da saúde
Além do jaleco descartável, durante o trabalho em áreas laboratoriais é necessário algum outro equipamento de proteção para evitar a contaminação das roupas de uso próprio.
Óculos de segurança e protetores faciais ou visores (barreira de acrílico ou plástico rígido, que protege o terço médio e inferior da face) devem ser usados para a proteção de olhos e face na execução de procedimentos que produzam salpicos ou contra o impacto de objetos.
Após o uso, os óculos de segurança e os visores devem ser desinfetados com substância desinfetante adequada, que não ataque o acrílico e, posteriormente, lavados com água e detergente neutro.
As luvas são equipamentos de proteção descartáveis, não devendo ser lavadas e reutilizadas. Não devem tocar superfícies “limpas” (teclados de computador, telefones, etc), e não devem ser usadas fora do laboratório. Em procedimentos invasivos ou quando haja necessidade que sejam estéreis e o tipo deve ser determinado de acordo com o material a ser manipulado, elas devem ser esterilizadas.
Lembrando que o avental ou o jaleco deve ser sempre usado, independente da utilização de roupa branca, pois o mesmo constitui uma barreira de proteção para as roupas pessoais.
Após o uso o jaleco ou avental deve ser acondicionado em sacos plásticos e somente retirado para lavagem.
Por fim, a máscara de proteção é um equipamento capaz de proteger vias aéreas superiores e deve também ser escolhido de acordo com o material a ser manipulado. Já as toucas com elástico são as mais indicadas, pois protegem os cabelos e as orelhas com conforto.
A Blink Jeans é uma rede de lojas que conta com a fabricação própria de uniformes em gerais, entre eles estão: jalecos, aventais em TNT, máscaras de proteção, calças para profissionais da área de saúde, entre muitos outros tipos de uniformes.
Todos são confeccionados com tecidos de qualidade, respeitando as normas estabelecidas.