Quais peças usar para cada tipo de corpo feminino
São muitos os tipos de corpo feminino e saber qual é o seu pode ajudar na hora de comprar roupas. Afinal, cada corpo tem um formato e uma roupa mais adequada, seja ele oval, ampulheta, retângulo, triângulo e triângulo invertido. Veja a seguir, as principais caraterísticas de cada um deles!
Oval
O corpo do tipo oval, é aquele que geralmente a cintura é mais larga que os ombros e o quadril. Geralmente, mulheres com esse biotipo tem uma barriga mais avantajada, deixando a cintura sem evidência. O que faz com que o pescoço fique com aparência mais curto.
O que evitar: o ideal para esse tipo de corpo, é evitar peças como calças justas no modelo skinny, slim e legging. Mangas bufantes, vestidos ou saias balonês, camisas largas, calças e bermudas com cintura baixa, além de estampas na horizontal ou muito grandes e blusas tomara que caia.
O que usar: a recomendação é investir em roupas femininas que deixem o corpo mais proporcional e alonguem a silhueta. Isso evidencia os ombros e o colo, eliminando a atenção ao abdômen, proporcionando um melhor e mais suave caimento no corpo. Uma boa dica são peças com cortes retos, decotes em “U” ou “V”, estampas pequenas e fundos escuros.
Ampulheta
Dentre os diferentes tipos e corpos, podemos citar o ampulheta, aquele em que as medidas dos ombros e dos quadris são parecidas e a cintura é bem fina e definida. É um dos corpos que têm maior facilidade para se vestir adequadamente, quase todos os looks caem bem.
O que evitar: roupas muito largas e retas também.
O que usar: vale apostar nas blusas de mangas curtas e justas, cintos largos com camisas e vestidos para destacar a cintura, calças flare, slim, skinny ou retas caem muito bem, e detalhes na vertical das calças deixam as pernas mais alongadas e elegantes. Para esse tipo de corpo feminino, também vale apostar em short, saia lápis ou godê, retas e justas.
Retângulo
O corpo retangular é um dos tipos de corpo feminino em que geralmente tem as mesmas medidas no quadril, cintura e ombros, com uma cintura que não fica em evidência. O ideal para esse biotipo é criar formas, dando uma ilusão de cintura mais fina.
O que evitar: para não desfavorecer o corpo, evite usar roupas muito largas, golas altas, e calças com pregas, blusas que são presas ao quadril com elástico, além de peças curtas como jaquetas e top cropped combinado com calças de cintura baixa.
O que usar: o ideal é usar peças que valorizam mais, tais como saia lápis, saia godê, e casacos que marca a cintura. A lista inclui ainda cintos estreitos no mesmo tom da roupa, calça flare e slim.
Blusas e vestidos com decotes em “V” ou “U” para disfarçar a atenção voltada para o restante do corpo também é uma excelente opção.
Triângulo
O biotipo triângulo, que também é conhecido como “pêra”, é o típico corpo da mulher brasileira, onde os ombros e a cintura são estreitos e o quadril mais largo. A mulher com esse corpo ganha facilmente bumbum, pernas e barriga.
O que evitar: short curto e apertado, e calça legging sem nada cobrindo o bumbum, inclusive calça boyfriend, saia com babado, saia plissada, vestidos justos, ou estilo sereia e calças de cintura baixa.
O que usar: para um look perfeito, vale usar roupas que disfarcem o quadril e as coxas, com peças que evidenciem mais os ombros e o colo, para dar uma ideia de que são maiores do que realmente são.
Para isso, o ideal é usar peças com mais volume na parte de cima e mais solto na parte de baixo. Preferencialmente, as peças devem ter fundo escuro e estampa pequena.
Triângulo invertido
O biotipo de triângulo invertido, é aquele que tem os membros superiores maiores, ou seja, ombros e costas mais largos. Geralmente a cintura desse corpo é mais sútil, as pernas são longas e finas, e em alguns casos, os seios são maiores também.
O que evitar: peças com mangas, ombreira ou muitos detalhes nos ombros, decote nadador, camiseta regata, decote canoa e quadrados, além de tecidos com estampas grandes e coloridas, roupa justa e calças mais afuniladas.
O que usar: dê preferência a looks que dão melhor caimento para esse tipo de corpo, aqueles que possuem peças com volume no quadril, criando assim um equilíbrio. Além de blusas com cores mais escuras e com golas em “V”, com babados na barra, e calças de cores fortes com boca larga, são boas pedidas.
Como saber meu tipo de corpo
Depois de compreender quais são as características dos tipos de corpo feminino, você precisa identificar quais são suas próprias características físicas. Para isso, indicamos que você coloque uma roupa de academia, que deixe todas as suas curvas à mostra, e vá para frente do espelho.
Comece a observar suas proporções e formas. Não se esqueça de observar atentamente o desenho da sua cintura para não errar no diagnóstico. Se olhou no espelho, mas a pergunta “como saber meu tipo de corpo?” ainda não foi respondida? Pegue uma fita métrica e tire suas medidas para ter ainda mais clareza sobre suas proporções.
Quando você conhece bem suas características físicas, é muito mais fácil escolher peças que valorizem o que você gosta e disfarcem o que você não gosta tanto assim. Além do mais, questionar-se sobre “como saber meu tipo de corpo” é uma forma inteligente de evitar aquelas compras por impulso, que muitas vezes ficam esquecidas no fundo do armário.