Entenda a Importância do Uniforme Escolar
O uniforme escolar é uma vestimenta padronizada para cada instituição de ensino. Por meio desses uniformes, os alunos podem ser identificados e, além disso, consegue-se passar a imagem de que a escola é organizada.
Ao mesmo tempo, quando falamos de centros educacionais privados, por exemplo, alunos que usam uniformes são uma maneira capaz de propagar a logomarca da instituição e, consequentemente, torná-la mais visível.
Também não se pode esquecer que o uniforme escolar é um conjunto propício para o dia a dia na escola, uma vez que é feito com tecidos leves, os quais também permitem mobilidade e conforto aos alunos.
Hoje em dia, principalmente no Brasil, os uniformes são uma unanimidade entre os colégios, contexto muito diferente do que se vê em outros países, como Estados Unidos, por exemplo, em que as roupas não são padronizadas.
Um outro ponto muito relevante do uniforme escolar é que ele desenvolve, nos aprendizes, noções de coletividade e, mais importante, de pertencimento. Isso porque, ao usá-lo, o educando sente-se parte de um grupo e aprende que o convívio coletivo deve ser priorizado enquanto está na escola, com seus pares.
Por isso, os uniformes também permitem que os alunos se vejam como iguais, sem distinção, o que contribui para a delineação de uma sociedade mais justa, com senso de igualdade. Pois é, muitos sequer pensam sobre essas questões, mas fato é que esse tipo de roupa escolar pode transmitir muitos valores e pontos negativos à comunidade educativa.
No post de hoje, a Blink Uniformes, loja de uniformes no Espírito Santo, falará sobre o surgimento do uniforme escolar.
Continue a leitura!
Como Surgiu o Uniforme Escolar?
O uniforme escolar é um item de vestimenta que, além de todos os pontos positivos citados anteriormente, permite maior praticidade para os pais na hora de vestir os pequenos. Agora, você sabe quando eles surgiram? Acompanhe!
Se analisarmos períodos mais longínquos, veremos que o surgimento dos uniformes não se deu em instituições de ensino, mas, sim, nos exércitos, ainda na Idade Média, para que os guerreiros pudessem ser identificados e para que não se exterminassem companheiros por engano.
Já o surgimento do uniforme escolar na modernidade contextualiza-se no período da Segunda Revolução Industrial, entre os séculos XIX e XX. Isso porque, com o aumento do consumo de bens produzidos pelas fábricas, foi necessário padronizar os trabalhadores. Uma das formas encontradas foi a distribuição de roupas semelhantes para os operários.
Ao mesmo tempo, muitas nações estavam em processo de ampliação das suas tropas militares, devido às tensões políticas e econômicas que cresciam e, décadas depois, ocasionariam a Primeira Guerra Mundial. As escolas militares, nesse quesito, eram cada vez mais comuns. Aos alunos, era obrigatório o uso de uma vestimenta específica, isto é, de uniformes. Seu viés institucional, portanto, é inegável.
Nos colégios regulares, isto é, não militares, o uniforme escolar não era obrigatório até por volta de 1920. Depois disso, começaram a ser adotados e, até hoje, mantêm-se como item obrigatório. Sobre isso, a autora Letícia Borges afirma que “o uniforme escolar começou no Brasil, durante o período da República e significativamente era inspirado nos modelos de militares do Exército Nacional” (BORGES, p. 06, 2015).
O uniforme escolar, normalmente, é composto de camisas, camisetas, shorts ou bermudas, calças e moletons, sendo estes dois últimos não indispensáveis. Seu uso, vale ressaltar, faz parte das normas da instituição. Em relação ao design, os uniformes escolares apresentam o símbolo da escola e cores que remetem a ela.
Podem ser mais chamativos, com camisas completamente tingidas e calças e bermudas coloridas, ou mais discretos com camisa branca padrão e apenas a logomarca da rede de ensino. Tudo depende da imagem que se pretende passar.
Engana-se quem pensa que roupas padronizadas fazem parte apenas do cotidiano escolar. Como vimos, outras instituições sociais também se valem desse método de uniformização. Além delas, podemos citar times de futebol, por exemplo, que também exigem vestimenta única. Igualmente, algumas profissões, como médicos e enfermeiros, também precisam se uniformizar, a depender do local onde se trabalha.
O uso da peça é um item prático tanto para os alunos quanto para os pais, já que garante mais economia e padronização, facilitando a identificação dos alunos. Os uniformes fornecem segurança, uma vez que, caso haja alguma intercorrência dentro ou fora da instituição, será possível identificar e atender mais facilmente os alunos. Por último, deve-se ressaltar que o uniforme escolar volta a atenção dos aprendizes para o ensino, e não para as roupas dos colegas.
O Que Devo Considerar na Hora de Comprar o Uniforme Escolar?
Primeiro, a idade do seu pequeno deve ser considerada, tanto para o tamanho do uniforme escolar infantil quanto para a quantidade de camisas e bermudas a serem adquiridas. Crianças até 3 anos precisam de uma muda extra completa para casos de emergência.
O tempo de permanência na escola também é determinante. Se seu filho(a) fica o dia todo na escola, é ideal ter, no mínimo, três mudas completas de uniforme escolar para dar tempo de lavar um conjunto, enquanto se usa outro já limpo.
Cuide Bem do Uniforme Escolar
A durabilidade dos uniformes está relacionada ao cuidado com a lavagem e secagem das peças. Com relação ao tecido, devido cada uniforme ser de um tipo específico (algodão, poliéster ou moletom), é aconselhável fazer a divisão das peças e lavar as roupas brancas também separadamente.
Blink: Loja de Uniformes no Espírito Santo
A Blink Uniformes é uma empresa de confecção de uniforme escolar com credibilidade no estado do Espírito Santo. Com a nossa loja de uniformes no Espírito Santo, você conta com serviço de qualidade quanto aos tecidos usados e à forma de aplicação do símbolo da sua instituição na vestimenta.
Nossos serviços incluem produção em larga escala de uniforme escolar, bem como de uniformes para empresa. Acesse o nosso site para saber o endereço de nossas lojas físicas.
Além disso, se você gosta deste tipo de conteúdo, acompanhe o nosso blog!