1ª Troca grátis – 30 dias

Frete grátis para compras acima de R$ 300,00

Central de atentimento

Uniformes Esportivos: Quais os Melhores Tecidos?

Uniformes Esportivos: Quais os Melhores Tecidos?

por | jan 1, 2023

Qual é a Importância de Usar Tecidos Adequados Para Uniformes Esportivos?

Os primeiros uniformes esportivos surgiram no final do século XIX, na Inglaterra, no mesmo momento em que houve a popularização do futebol, também criado lá. À época, os jogadores do Campeonato Inglês foram os primeiros a usar um uniforme personalizado em torneios de esporte. Além da padronização, o que influencia a inserção no meio coletivo por parte dos atletas, os uniformes esportivos também carregam outras vantagens. Entenda!

Sabemos que, ao realizar atividades físicas, o nosso corpo encontra-se em constante gasto calórico, sendo assim, ficamos mais suscetíveis à transpiração, que pode ser um transtorno enorme quando usamos roupas desconfortáveis. No dia a dia, é comum suarmos pouco, sobretudo se nossa rotina for mais branda.

Nos momentos de exercícios físicos, por outro lado, suamos mais em consequência da atividade corporal, que se mantém constante. Por isso, as roupas usadas nesses momentos devem apresentar tecidos específicos, que propiciem conforto e, principalmente, respirabilidade.

Uniformes Esportivos: Quais os Melhores Tecidos?

O que é a respirabilidade do tecido? Bem, sabemos que o tecido é feito de um emaranhado de linhas, que se entrelaçam para formá-lo. Quanto mais espaço houver entre essas linhas, mesmo que isso seja imperceptível, mais respirável será o tecido, uma vez que, assim, nosso corpo conseguirá expelir as gotículas de suor e, consequentemente, elas evaporarão.

Lonas e tecidos brocados, por exemplo, são tecidos pesados e, portanto, inadequados para uniformes esportivos. Por outro lado, malhas, microfibras e flanelas são tecidos mais leves e trazem conforto aos atletas durante os treinos. Melhor ainda, são tecidos com maior aceitabilidade em termos de estampas e personalização. Com isso, você pode criar um belo uniforme personalizado e, ainda, manter o bem-estar dos jogadores.

Neste texto, falaremos sobre os melhores tecidos para uniformes esportivos. Continue a leitura preparada pela Blink Uniformes, Loja de Uniformes no ES e BA!

Quais São os Melhores Tecidos para Uniformes Esportivos?

Uniformes Esportivos: Quais os Melhores Tecidos?

Conforto e performance são as duas palavras que resumem a busca pelo tecido ideal de uniformes esportivos. Isso porque, para manter o rendimento, o atleta precisa se sentir bem com a vestimenta, sem maiores incômodos. Ao mesmo tempo, esse tipo de uniforme personalizado precisa ser extremamente maleável. 

Os atletas em geral estão em constante movimento corpóreo, assim, a roupa não pode restringir essas movimentações e prejudicá-los.

Se analisarmos os uniformes esportivos mais antigos, no entanto, podemos perceber que eram feitos de um algodão mais consistente e pesado, com camadas mais grossas de tecido. Com isso, as roupas usadas nas competições eram extremamente quentes. Os clubes e as confederações esportivas, então, passaram a investir na procura por novos tecidos.

Isso se deu concomitantemente ao desenvolvimento da indústria têxtil, que, com o avanço tecnológico, conseguiu propor novas opções de tecidos leves para o mercado. Veja, agora, alguns tecidos que são bons para esse tipo de uniforme personalizado!

Uniformes Esportivos: Quais os Melhores Tecidos?

Malha com Acabamento Dry de Poliéster

Esse tipo de malha evita que o tecido absorva umidade, assim, ele não fica “pesado” de suor. A tecnologia dry também ajuda na regulagem de temperatura, uma vez que o poliéster, normalmente, é um tecido mais quente. O toque dele com a pele também é melhor, uma vez que o poliéster dry aprimora a troca de calor da pele com o ambiente. Ao mesmo tempo, é um tecido mais fácil de lavar e não amassa tanto.

Malha Poliamida Lisa em Acabamento dry fit

A poliamida é semelhante ao poliéster, no entanto, sua composição é mais nobre, sendo extraída dos melhores componentes do petróleo. Esse tecido para uniformes esportivos possui bom toque, seca rapidamente e não amassa com facilidade. O toque, neste caso, é mais confortável do que o poliéster, uma vez que o material é liso, e não rugoso. A tecnologia dry fit, por sua vez, permite maior respirabilidade, assim como no caso anterior.

Dry Crepe de Poliamida

O crepe é um tecido extremamente leve, no entanto, não é muito maleável e rasga com facilidade. Por isso, não é uma das melhores opções para uniformes esportivos. Ao mesmo tempo, devido à leveza e à tecnologia dry, o seu toque é quase imperceptível no corpo. Com esse tecido, também é possível criar uniforme personalizado. 

Tactel

O tactel é bastante usado em uniformes esportivos, mas não para as roupas de treino em si. Esse tecido é comum em agasalhos e calças usados pelos atletas em algumas situações, como entrevistas e treinos psicotécnicos. Por ser um material sintético, não possui boa respirabilidade e, por vezes, esquenta. Bem semelhante a ele, temos também o tecido náilon.

O Seu Uniforme Personalizado Está na Blink Uniformes

Como você viu, a escolha do tecido para os uniformes esportivos é essencial. O material, de fato, interfere no bem-estar e no rendimento dos atletas, por isso, não basta usar qualquer composição têxtil para criar essas vestimentas.

Com um uniforme personalizado feito no tecido correto, o dia a dia durante os treinos fica muito mais fácil. Aqui na Blink, oferecemos diversas opções em tecidos para criar uniformes esportivos, com cores variadas e, além disso, confeccionamos as estampas.

Por isso, acesse o nosso site e solicite um orçamento de uniforme personalizado!

Outras Postagens