Entenda a Importância do Jaleco
O jaleco faz parte da vestimenta profissional de muitos trabalhadores, desde médicos e enfermeiros até cientistas e professores. Ou seja, muitas vezes associado a atuantes na área da saúde, ele pode ser de uso obrigatório para outras funções, servindo para a segurança e para a padronização do local de trabalho.
O jaleco também é de suma relevância para que os colaboradores sejam vistos pelos visitantes como tais, isto é, como pessoas que trabalham naquele local. Muitas pessoas, no entanto, perguntam-se: de onde veio o jaleco? A história do jaleco data da Idade Média, quando, no apogeu da peste bubônica, os cuidadores usavam-no para se proteger da contaminação.
Reside nesse ponto citado anteriormente, então, a primeira importância do jaleco: a de servir como uma barreira física para evitar a exposição do profissional da saúde. Mas, além disso, o uso de jaleco pode carregar outras simbologias. Professores, por exemplo, precisam de tal vestimenta para se apresentarem de modo respeitável aos alunos e manter a ideia de organização dentro da instituição.
Ainda no segmento educacional, o jaleco também serve para proteger as roupas comuns dos docentes de tintas e outros materiais que mancham. Cientistas, por sua vez, utilizam jaleco para não se expor a substâncias contaminantes e para manter a seriedade requerida num ambiente de pesquisa. Dessa forma, inúmeras são as importâncias do jaleco.
Por isso, no texto de hoje, falaremos um pouco mais sobre essa peça essencial no cotidiano de alguns trabalhadores e explicaremos por que é interessante investir em jalecos personalizados. Acompanhe esta leitura preparada pela Blink, Loja de Uniformes no Espírito Santo!
Saiba um Pouco Mais Sobre o Jaleco!
O jaleco, apesar de comum em outras profissões, é essencial para os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, laboratoristas, entre outros. Mas, em contrapartida, você sabe por que eles são brancos? Existe uma explicação para isso, a qual explicaremos a seguir.
Bem, você viu que essas roupas profissionais surgiram no período medieval porque, já naquela época, as pessoas sabiam que era preciso se proteger para evitar o contágio de doenças que rapidamente acometiam a população, como a peste bubônica, a cólera e a febre amarela. No entanto, mesmo que tenha começado a ser utilizado ainda na Idade Média, naquela época, a cor do jaleco ainda não era uma preocupação. Foi somente no século XIX, com as epidemias de cólera e febre amarela, que se desenvolveram procedimentos de assepsia e limpeza dos ambientes de saúde.
Com isso, era fundamental conseguir identificar os pontos que não estavam higienizados ou que apresentavam fortes resquícios de fluidos corporais. Se o jaleco fosse em um tom mais escuro, como preto ou marrom, esse trabalho ficaria ainda mais difícil. Para tanto, o branco foi adotado para o jaleco e para vestimentas em geral na área da saúde, pois, com essa cor, fica visível se a vestimenta está limpa ou não, bem como é possível identificar os pontos de sujidades para fazer a higienização correta. Existe, ainda, um outro aspecto sobre o jaleco branco.
Essa cor remete à pureza, simplicidade, cuidado e, mais importante, remete à ideia de calma. Tais pontos são essenciais num ambiente clínico e hospitalar, principalmente, porque os pacientes podem estar numa situação de extrema vulnerabilidade e a figura do profissional precisa passar a ideia de que tudo ficará bem. Agora, você entende a importância de jalecos personalizados? Então, os jalecos personalizados são fundamentais para evitar a contaminação decorrente da troca de vestimenta.
Quem já assistiu ao seriado Grey’s Anatomy? Na série voltada a relatar o cotidiano dos médicos, em diversos episódios, os personagens confundem-se e usam as vestimentas dos seus colegas de profissão. Isso se dá por um motivo: a falta de personalização. Quando não se investe em jaleco personalizado, a vestimenta pode ser facilmente trocada entre os pares, o que causa transtornos e, além disso, aumenta os riscos de contágio.
Vale ressaltar que o jaleco personalizado engloba a logomarca da instituição em que se trabalha, bem como a função do profissional e, até mesmo, o seu nome. Esse jaleco com as informações bordadas é essencial para que os pacientes saibam exatamente o posto de cada profissional que dele cuida, bem como outras informações, como o nome dele, por exemplo.
Ao mesmo tempo, os jalecos personalizados impedem a troca não intencional de roupas protetoras, isto é, o jaleco em si. Assim, minimizam-se os riscos de contaminação e, consequentemente, de disseminação de doenças. Sendo assim, toda instituição clínica ou hospitalar que se preze precisa oferecer esses recursos profissionais, tanto o jaleco em si quanto a disponibilização de jalecos personalizados.
Blink Uniformes: Faça Seus Jalecos Personalizados Conosco
Como você pôde perceber no decorrer desta leitura, o jaleco assume uma importância imensurável em ambientes clínicos e hospitalares, além de poder ser usado em outros locais, como em laboratórios e em salas de aula. Independentemente da profissão, o jaleco promove a padronização dos colaboradores e transmite a ideia de seriedade.
Por isso, se você é gestor de clínicas, hospitais, escolas e laboratórios científicos, invista em jalecos personalizados. Com a Blink Uniformes, você dispõe de excelente custo-benefício na compra de jalecos. Mas não apenas isso: também oferecemos o serviço de jalecos personalizados conforme a demanda, com um dos melhores tempos de entrega do ES.
Nossos bordados são de extrema qualidade e conseguem criar jalecos personalizados duráveis. Você pode encomendar a quantidade de jalecos personalizados que quiser, conforme a demanda da sua empresa. Assim, se você deseja saber mais, acesse o nosso site e solicite um orçamento!